terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ontem foi dia de reunião de pais, reunimos com a equipa pedagógica primeiro, onde foi feita a avaliação do primeiro trimestre. Concordo com tudo o que educadora disse, noto uma evolução fantástica no Matias, no que respeita à aprendizagem de musicas e histórias e sinto que ele já criou laços com alguns amigos, com a educadora e auxiliares.
Logo de seguida tivemos o privilégio de ouvir falar o Professor Doutor José Morgado sobre a importância do Não no crescimento de uma criança, um homem de palavras fáceis que me fez despertar para o assunto da autonomia, que de uma forma, talvez inata, já era explorado por nós em relação ao Matias.
Uma palavra que por vezes nos assusta mas que é muito importante no futuro dos nossos filhos, nós queremos protege-los dos perigos e das tentações do mundo e a melhor maneira de os protegermos disso é prepará-los para serem crianças e adultos autónomos. Saberem fazer as melhores escolhas, saberem lidar com as suas frustrações e a cima de tudo saberem dizer Não.
O nossos filhos crescem e um dia nós não vamos estar lá para lhes dizermos como agirem.
De uma maneira ou de outra nós já deixávamos os Matias escolher algumas coisas, impondo certos limites, já tinha percebido que ele não lida muito bem com a frustração, mas existem fiquei com algumas luzes que talvez me ajudem a contornar algumas situações.
Uma coisa é certa, os meus nãos são levados até ao fim, ele chora, grita e eu fico de rastos mas sei que estou a fazer o melhor para o seu futuro!


Sem comentários:

Enviar um comentário